COLABORAÇÃO DE SCANS!!!


OLÁ, AMIGOS!!!
MANDEM SUAS COLABORAÇÕES DE
SCANS PARA: aquilesgrego67@gmail.com

...CONTRIBUA PARA ENCHERMOS ESSE BAÚ!!!

UM ABRAÇO DO GREGO!!!

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Tio Patinhas 163

 "Operação Dilúvio" 
TP163
Fevereiro de 1979
Scan: Quadradinhos Patópolis
Produção: Evandrops e Almir

6 comentários:

  1. Olá Aquiles e Chesco
    Este scan foi feito pelo Evandrops, restaurado por mim e postado pelo Miguel no Quadradinhos Patópolis em 2015 (http://quadradinhospatopolis.blogspot.com/2015/03/tio-patinhas-163.html). Apesar do QP estar parado há algum tempo, no acervo do blog há um diretório no MEGA com esta edição completa.
    Informo aos amigos pois o PR-GIBIS tem a infeliz metodologia de apagar as capas e contracapas com os créditos.
    Parabéns a vocês pelo projeto.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Almir, compreendo perfeitamente a trabalhão que dá escanear e depois restaurar um gibi, principalmente quando ele tem mais de 100 páginas.

    O meu blog https://pr-gibis.blogspot.com/, desde o seu início menciona (logo abaixo do seu título) que todo o seu acervo é garimpado da própria internet e que em todas postagens é mencionado a sua fonte de origem, e isso eu creio que basta, somente não são mencionadas os gibis que eu baixei há muitos anos, e não me lembro que foi site para pode mencionar sua fonte.

    Quanto ao fato de eu apagar os créditos da capas é porque:

    1º Ninguém pode se julgar no direito de ser o detentor dos seus direitos autorais pelo simples fato de os escanear ou restaura-los;

    2º É por que sou contra qualquer menção de créditos nas artes das capas dos gibis, pois eu acho uma grande falta de respeito com seus artistas. Dentro das revistas tem bastante espaço para isso.

    E por fim faço um pedido, NÃO EMPORCALHEM AS ARTES DOS GIBIS que são tão bonitas sem esses ditos créditos.

    Um abraço a todos,

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pedro Ribeiro disse...
    Olá amigo,não quero abusar da sua gentileza, mas peço ao amigo que, se for possível, substituir o endereço https://oesteembolsilivros.blogspot.com/ pelo https://pr-bolsilivros.blogspot.com/, na sua lista de blog. Parabéns pelo blog, sucessos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Pedro Ribeiro
    1. É um pouco infeliz sua colocação de que eu estaria me julgando ser o detentor dos direitos autorais pelo simples fato de inserir um logo em uma segunda capa adicional de uma revista em que tenha feito o scan ou o restauro.
    Juridicamente falando, detentor dos direitos autorais é o titular dos direitos econômicos sobre uma obra, o que está longe, muito longe, de ser o caso citado. Até porque, se fôssemos seguir a legislação ao pé da letra, não poderíamos postar sequer uma única página de qualquer gibi que não esteja em domínio público sem a autorização por escrito do legítimo detentor.
    2. Eu concordo contigo que a arte dos autores deve ser preservada, tanto que em todos, repito, TODOS os meus restauros os crédito são informados em uma segunda capa, para que a arte possa ser devidamente apreciada.
    3. Também sei que em seus posts mais recentes você passou a informar a origem do scan depois de alguns comentários, apesar do arquivo divulgado nos posts de seu blogue suprimir a capa adicional que “emporcalha a arte”, em suas palavras.
    Entretanto, você também apaga, por exemplo, a página ao final adicionada pelo QP, e que tem o único objetivo de informar o blog de origem.
    4. E por que informar a origem?
    4.1. Primeiro, para que uma pessoa que baixe o scan de algum outro local (como neste blogue do Baú de Patópolis), depois de alguns meses ou anos, quando vier a ler, saiba onde poderá encontrar arquivos semelhantes.
    Se a pessoa for ler este gibi daqui a 90 dias, tendo baixado este scan do TP 163 aqui do Baú de Patópolis, não saberá que foi o Quadradinhos Patópolis quem o postou originalmente, local onde centenas de outras HQs semelhante podem ser encontradas.
    Isso não é megalomania de minha parte ou desejo de lucro, pois todos, repito, TODOS os meus scans e restauros são postados somente em blogues abertos. E nunca, jamais, utilizando links monetizados que é uma forma espúria e indevida de lucro, passível de ser punida inclusive pelo código penal brasileiro.
    4.2. O segundo motivo da capa com créditos é dificultar um pouco a vida de alguns picaretas que infelizmente vendem scans no Mercado livre ou sites semelhantes. Por esse motivo, alguns bloques inserem os créditos com o logo na capa principal, de forma a obrigar estes pilantras a terem pelo menos o trabalho de borrar a capa na tentativa de esconder a origem do incauto que vier a comprar um scan.
    5. Ressalto que não tenho nada contra sua metodologia. No seu blog pode fazer o que achar melhor, afinal, ainda estamos em uma democracia. É uma opção sua.
    6. O meu alerta foi direcionado ao Aquiles Grego e ao Adriano (com quem colaboro há muitos anos), alertando-os sobre esta questão da origem dos scans quando oriundos de seu blogue.
    Paz e bem!
    Almir

    ResponderExcluir
  6. Oi, Almir e Pedro. Fiquem frios que somos todos irmãos amantes da nona arte. Isso é o que importa. Grato, Almir, por me informar a origem da scan. E Pedro, pode deixar que eu vou mudar o endereço!!!!

    ResponderExcluir